CHIHUAHUA
BKC - Grupo 09 (toys)
É praticamente impossível passar por um cachorro Chihuahua e não notar sua presença. E não falamos isso por ser uma raça de grande porte — muito pelo contrário. Esse cãozinho tão especial é bem pequenino, mas chama a atenção pelo seu forte latido e pela sua estrutura corporal, extremamente delicada.
Quem pensa que por ser pequeno o Chihuahua é um cãozinho calmo e inofensivo, está bastante enganado. A raça é considerada uma das mais antigas, corajosas e leais aos seus tutores. No entanto, ele não é de muitos amigos e pode não se dar muito bem com estranhos, principalmente, com as crianças.
A raça leva esse nome em homenagem ao maior estado do México, onde foram encontrados diversos exemplares da raça. Alguns pesquisadores afirmam que há muito tempo eles eram nomeados Chihuahueño, representando um “local árido e arenoso”, como a região mexicana.
A raça também é reconhecida com uma das menores do universo canino! Segundo o Guinness Book, a mexicana Milly têm apenas 9,65 centímetros de altura, sendo a menor cadela do mundo!
Condição Física
O latido não é a única característica marcante da raça Chihuahua. Esses cãezinhos também são extremamente ativos e velozes. Por serem considerados cães de guarda, ao notar qualquer barulhinho, por menor que seja, eles logo correram até o local para saber o que está acontecendo, com toda disposição.
Tanta energia exige que esse cãozinho pratique exercícios físicos com muita frequência. Tenha sempre por perto alguns brinquedinhos e reserve um tempo para se divertir ao seu lado. Com certeza ele irá adorar
Características Físicas
As características de um Chihuahua adulto são bem marcantes. A cabeça é bem redonda e pequena em relação ao tamanho dos olhos. As orelhas são grandes e sempre estão em alerta a tudo que acontece.
Além disso, os pelos do Chihuahua são curtos, não exigem tantos cuidados especiais e, como falamos, podem ser encontrados em diversas tonalidades e combinações.
Personalidade
É muito fácil notar a personalidade forte que um Chihuahua possui. Ele é legal, sagaz e extremamente corajoso. Não se estranhe se ao mínimo barulho ele se manifestar para chamar a atenção do seu tutor. Aliás, essa é uma das características mais marcantes do temperamento do Chihuahua!
E claro, para isso ele utiliza outros do seus atributos mais fortes: o latido! Assim como a audição dele é extremamente potente, o seu tom também não passará despercebido, fazendo valer a sua função de cão de guarda e protetor.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Convivência
Conquistar a confiança deste cãozinho é uma tarefa que exige bastante paciência. Entretanto, a convivência será muito mais fácil, se o pet que integrar sua família for filhote de Chihuahua, já que nesse período, ele ainda está começando a criar hábitos e fortalecer suas relações.
Em relação aos outros pets de pequeno porte, o Chihuahua se diferencia por não se dar tão bem com as crianças. Com outros cãezinhos ele também pode ser um pouco desconfiado, mas com o tempo, isso poderá ser mudado.
Socialização
O Chihuahua é um pet extremamente leal e irá adorar passar momentos grudadinhos ao seu tutor. Tanta lealdade faz o pet se apegar a uma só pessoa, estranhando os demais. Por esse motivo, ele pode não ser uma boa opção para tutores que recebem muitas visitas em casa.
Se você deseja se tornar amigo dessa raça, inicie o contato com calma. Apesar de teimoso, o Chihuahua tem muito amor para dar! Respeitando o tempo do pet e lidando com o seu temperamento, em pouco tempo, ele se tornará muito mais amigável.
Cuidados com a saúde do Chihuahua
A resistência do Chihuahua também chama muita atenção! Ele quase não fica doente, desde que receba os cuidados necessários. Um dos únicos probleminhas é a sua intolerância ao frio, já que seus pelinhos são curtos e nos dias com temperaturas mais baixas podem não aquecê-lo.
Pode ser comum notar ele tremendo. Porém, isso nem sempre deve estar ligado à necessidade de calor do pequeno. Felicidade, excitação, medo ou algum probleminha na saúde também podem fazê-lo agir deste jeito.
Ao notar que esses tremores ocorrem com frequência, procure um veterinário. Ele saberá cuidar do seu amiguinho da melhor forma e mantê-lo sempre saudável!