Blog

CAVALIER KING CHARLES SPANIEL

CBKC - Grupo 9

O Cavalier King Charles Spaniel é um cãozinho extremamente fofo e grudento. Sim, ele é muito fiel e apegado ao seu tutor! Adora ter toda a atenção do mundo dedicada a ele, incluindo ficar horas e horas deitado no colo. Esse cãozinho estará ao seu lado na alegria e na tristeza.

Mas esse é apenas um aperitivo de tudo que você irá descobrir sobre essa querida raça. Ficou curioso? Quer saber mais? Então, confira este guia completo sobre esse cãozinho. Depois de ler tudo, a gente duvida que você não vá querer adotar um!

Cavalier King Charles Spaniel. Sem dúvida, é o maior nome de uma raça para um cachorro tão pequeno, não é? Seu nome se deve a duas homenagens, uma feita à Charles B Stuart, criador da raça, e outra aos reis Charles I e Charles II, que amavam a companhia desses pequenos.


Condição Física

O cãozinho dessa raça é bem enérgico e vai querer sempre a sua companhia. Apesar de ser bem alerta, o lugar favorito dele é no colo do tutor. Por isso, para que não fique com excesso de peso, é indicado que faça caminhadas diárias para que ele gaste toda a sua energia.

Mas tenha atenção! Muito destemido, esse cãozinho acredita ser capaz de fazer tudo, em qualquer lugar. Com um instinto de caçador, ele é curioso e adora encontrar um local novo e inusitado para explorar.


Características Físicas

É possível reconhecer um King Charles de longe e o principal motivo é a pelagem. Longa, sedosa e com leves ondulações apenas. Outra característica marcante é a franja, sempre abundante e linda.

Existem quatro variações de cores: preto e castanho, rubi, blenheim (marcas em castanho com o fundo branco pérola) e tricolor (preto, branco e algumas marcações em castanho). Os olhos são sempre grandes, redondos e escuros. Orelhas longas e marcadas com franjas abundantes.


Personalidade

Não vai precisar de muito tempo para você perceber o quão amável é o Charles Spaniel. Brincalhão, pegajoso, curioso e extremamente apaixonado pela família, essa raça, sem dúvida alguma, está entre as mais dóceis.

Mas, todo esse apego deve ser controlado, para não criar dependência. Cheio de energia, ele precisa gastá-la, por isso, procure sempre levá-lo diariamente para passeios, assim, ele não fica entediado em casa.

Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.

Convivência

Como já dissemos, o King Charles é totalmente família e a convivência com outras pessoas será o menor dos problemas. Até mesmo as visitas, caso receba muitas, serão tratadas como os melhores amigos deste cãozinho.

Porém, um cuidado importante é caso precise deixar ele sozinho. Tão ligado à presença humana, a solidão pode deixá-lo tristes e entediado. Então, procure sempre uma companhia para o seu companheiro, ou, pelo menos, algo que o distraia por bastante tempo.

Socialização

Independentemente do apego que esse cãozinho possui com outras pessoas, a socialização é algo que precisa ser trabalhada desde quando o cachorro Cavalier ainda for filhote e está se habituando ao novo ambiente.

Por isso, procure educar o cãozinho e trabalhar a socialização desde o início, principalmente com outros pets. Não que ele vá estranhar, ou algo do tipo. Aliás, não há dúvida de que ele irá conquistar outros amiguinhos, mas toda precaução é válida, concorda?


Cuidados com a saúde do Cavalier King Charles Spaniel

O Charles Spaniel se mostra uma raça de cachorro bem saudável. Mas, assim como ocorre com outras raças, o pet pode sofrer com algumas predisposições clínicas. Uma delas é a displasia do quadril, que acompanha diversos cãezinhos da raça.

Já o pet na fase sênior pode sofrer com um sopro no coração, uma doença que pode ser diagnosticada caso o seu companheiro tenha muita tosse, cansaço e língua roxa. Por esse motivo, é indicado o uso de uma guia peitoral em vez da coleira.




Entre em contato